domingo, 16 de novembro de 2008

Uma Citação Importantíssima: Pesquisa Científica x Pesquisa Escolar


"Não é novidade falar sobre a utilização de um método para construção de
conhecimentos no âmbito escolar. Durante muito tempo, os professores
dedicados ao ensino de Ciências tomaram, para suas práticas de ensino, as
contribuições provenientes de procedimentos que orientavam os cientistas no
desenvolvimento de suas pesquisas. Embora nem sempre de modo feliz, em
alguns casos, tais procedimentos de pesquisa, pareciam tão eficazes que não
se via razão pela qual também não se aplicasse nas práticas escolares.
Obviamente foram esses procedimentos ditos científicos que atuaram como
legitimadores de uma certa forma de se ensinar Ciências.

Este modelo de ensino criou nas escolas o “mito do método científico” como
o único método capaz de contribuir efetivamente para a construção do
conhecimento. Os professores, nomeadamente, os que atuavam no ensino de
Ciências, baseavam-se no pressuposto de que tal método conduzia ao
conhecimento verdadeiro.
Nesse sentido, reafirma-se que isso não significa que o método científico
não tenha mais valor, ao contrário, apresenta-se uma outra perspectiva de
reorganizar a ciência a partir de seus elementos constitutivos. Esta é uma
outra lógica de organização na qual a realidade está sujeita a múltiplas
interpretações, a leituras múltiplas e usos múltiplos.

Na tentativa de redimensionar ‘o’ método científico leva-se em consideração
que este é uma das múltiplas possibilidades da construção do conhecimento e
nada impede de representá-lo como uma teia (rede, emaranhado) onde se
inserem inúmeros fatores sociais, culturais, ambientais. Cabe destacar que
essa representação deve ser vista como algo de muita movimentação. Do que
se trata, afinal, é de afirmar sem reservas um pluralismo metodológico que
nos incentiva a reorientar a investigação científica ou a aqui designada
pesquisa escolar.

MARSULO,Marly Aparecida Giraldelli e SILVA, Rejane Maria Ghisolfi da. Os métodos científicos como possibilidade de construção de conhecimentos no ensino de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 4 Nº 3 (2005)

Nenhum comentário: