Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este BLOG deseja ser ponto de encontro de 3 eixos fundamentais no ensino moderno: 1-Pesquisa escolar: atividade essencial para o desenvolvimento do educando, proporcionando sua interação com a realidade e a construção de conhecimento, crítica e cidadania; 2-interdisciplinaridade: caminho para um ensino mais próximo da realidade; 3-formalidade: no sentido normativo e científico, o elemento organizador do raciocínio e favorecedor do desenvolvimento intelectual do educando.
6 comentários:
Os alunos sabem usar bem os recursos; o papel do professor é ensiná-los a distinguir entre o que é relevante e o que não é, os sites confiáveis ou não. A capacidade de síntese é um fator importante, numa época em que há tanta informação disponível.
Além disso, o professor precisa ser ajudado pelos bibliotecários em relação à bibliografia confiável sobre determinado assunto, então há que se planejar o assunto, enviá-lo à biblioteca para esta igualmente selecionar sites e livros afins e indicar tal bibliografia ao professor. Essa dialética é fundamental: todos precisam acredtar na agilidade da comunicação pô-la em prática..
Uma estratégia que já usei quando desconfiei de que um trabalho era "copiado" da Internet foi pedir ao aluno uma versão mais sucinta do mesmo trabalho. Elogiei a qualidade e a quantidade das informações coletadas, mas pedi um resumo, para treinar a capacidade de síntese, tão importante hoje em dia...
O aluno que fez cópia fica normalmente em pânico, e entrega um resumo cheio de meias-cópias. O lado bom desse método é que, mesmo que tenha havido cópia, o aluno se vê na obrigação de ao menos TENTAR ler o texto para resumi-lo... E você pode dar nota pelo "resumo", pois é ali que se vê o que ele conseguiu entender e sua capacidade de organizar esse conhecimento.
E quando recebemos trabalhos de vários grupos copiados e exatamente iguais(incluíndo a capa!!!!!!!)? Haja jogo de cintura! O jeito é reunir os alunos e pensar em estratégias. A idéia da Vivian é legal. Sugerir outro tema também pode ser uma opção.
A inserção das novas tecnologias na Educação é fato. Não dá para abortar os comandos CTRL+C e CTRL+V, pois eles são a imagem da pesquisa escolar "moderna". Compreendo a preocupação dos participantes desse blog, mas existem várias maneiras para contornar uma pesquisa banal, onde copiar e colar significam o mesmo que alguém espirrar e outro alguém, após ouvir o espirro, desejar saúde.
A primeira alternativa é estipular um número mínimo de sites a serem visitados, desta forma "força" o(a) aluno(a) a fazer uma síntese.
A segunda alternativa é transformar o conteúdo pesquisado numa mini-peça teatral, onde alunos(as) deverão explicar a importância da pesquisa.
Já utilizei as duas e deu super certo.
A verdade é uma só:
NÓS, PROFESSORES(AS) TEMOS QUE NOS ADAPTAR AOS ATALHOS ENCONTRADOS POR NOSSOS(AS) ALUNOS(AS). DESTA FORMA NÃO SEREMOS ENGANADOS POR NOSSO DESLEIXO.
Postar um comentário