domingo, 2 de novembro de 2008

Como Driblar CTRL C - CTRL V?

Esse é um dos maiores problemas enfrentados pelos professores de hoje em dia: você pede uma pesquisa, os alunos acham que basta recortar e colar da Internet. Como lidar com isso? Antigamente, também havia cópia... O que mudou?

6 comentários:

Alex, Denise, Lídia, Luziene, Raquel e Vivian disse...

Os alunos sabem usar bem os recursos; o papel do professor é ensiná-los a distinguir entre o que é relevante e o que não é, os sites confiáveis ou não. A capacidade de síntese é um fator importante, numa época em que há tanta informação disponível.

Unknown disse...

Além disso, o professor precisa ser ajudado pelos bibliotecários em relação à bibliografia confiável sobre determinado assunto, então há que se planejar o assunto, enviá-lo à biblioteca para esta igualmente selecionar sites e livros afins e indicar tal bibliografia ao professor. Essa dialética é fundamental: todos precisam acredtar na agilidade da comunicação pô-la em prática..

vivian albertoni disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
vivian albertoni disse...

Uma estratégia que já usei quando desconfiei de que um trabalho era "copiado" da Internet foi pedir ao aluno uma versão mais sucinta do mesmo trabalho. Elogiei a qualidade e a quantidade das informações coletadas, mas pedi um resumo, para treinar a capacidade de síntese, tão importante hoje em dia...
O aluno que fez cópia fica normalmente em pânico, e entrega um resumo cheio de meias-cópias. O lado bom desse método é que, mesmo que tenha havido cópia, o aluno se vê na obrigação de ao menos TENTAR ler o texto para resumi-lo... E você pode dar nota pelo "resumo", pois é ali que se vê o que ele conseguiu entender e sua capacidade de organizar esse conhecimento.

Unknown disse...

E quando recebemos trabalhos de vários grupos copiados e exatamente iguais(incluíndo a capa!!!!!!!)? Haja jogo de cintura! O jeito é reunir os alunos e pensar em estratégias. A idéia da Vivian é legal. Sugerir outro tema também pode ser uma opção.

profelder disse...

A inserção das novas tecnologias na Educação é fato. Não dá para abortar os comandos CTRL+C e CTRL+V, pois eles são a imagem da pesquisa escolar "moderna". Compreendo a preocupação dos participantes desse blog, mas existem várias maneiras para contornar uma pesquisa banal, onde copiar e colar significam o mesmo que alguém espirrar e outro alguém, após ouvir o espirro, desejar saúde.
A primeira alternativa é estipular um número mínimo de sites a serem visitados, desta forma "força" o(a) aluno(a) a fazer uma síntese.
A segunda alternativa é transformar o conteúdo pesquisado numa mini-peça teatral, onde alunos(as) deverão explicar a importância da pesquisa.
Já utilizei as duas e deu super certo.
A verdade é uma só:
NÓS, PROFESSORES(AS) TEMOS QUE NOS ADAPTAR AOS ATALHOS ENCONTRADOS POR NOSSOS(AS) ALUNOS(AS). DESTA FORMA NÃO SEREMOS ENGANADOS POR NOSSO DESLEIXO.