Compartilhe conosco suas experiências: faça um breve relato de experiência que você teve com interdiscplinaridade.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este BLOG deseja ser ponto de encontro de 3 eixos fundamentais no ensino moderno: 1-Pesquisa escolar: atividade essencial para o desenvolvimento do educando, proporcionando sua interação com a realidade e a construção de conhecimento, crítica e cidadania; 2-interdisciplinaridade: caminho para um ensino mais próximo da realidade; 3-formalidade: no sentido normativo e científico, o elemento organizador do raciocínio e favorecedor do desenvolvimento intelectual do educando.
4 comentários:
Projeto Há Décadas. Organizado em uma escola estadual, consistia em dividir as turmas em 10 grupos, cada um recebendo ums década (de 1950 a 2000), sobre a qual teria que apresentar um panorama artístico, social, político e econômico. Houve trabalho escrito e apresentação para o conjunto dos professores. O nível foi de 3° ano Médio, e os resultados, em sua maioria, muito divertidos. Vivian
Em outra escola estadual, na qual sou profa de PortuguÊs e Literatura, montei uma lista de quase 70 palavras, que estavam relacionadas a diferentes áreas do conhecimento. Tínhamos Porsche, Algoritmo, Potosí, Divina Comédia... Cada aluno sorteou uma (eram mais ou menos 90 alunos, em trÊs turmas, então houve pouca repetição de temas), e devia entregar um resumo do que se devia saber sobre o assunto, com pelo menos 3 fontes. Esse trabalho me deu oportunidade de ensinar a fazer Bibliografia, a valorizar entrevistas como fontes (os outros professores, familiares,...), e a oportunizar a possibilidade de que o aluno reorganizasse o conhecimento adquirido em diferentes origens. Foi muuuuuito interessante!
Concorri com minha outra escola a um projeto promovido pela Souza Cruz entitulado "Valorizando os pátios escolares". O objetivo era fazer com que os alunos pensassem em melhorias para o pátio da escola. Como tenho um aluno cego nessa turma voltamos nosso trabalho para a acessibilidade. A experiência foi muito legal, pois os alunos tinham que montar a planta baixa da escola, tarefa que ficou a cargo da professora de matemática. Além disso, na introdução do trabalho, montamos um poema falando das transformações que queríamos implantar, tudo mediado pela professora de português. Ficamos em segundo lugar,mas a experiência desses alunos e minha foi extremamente significativa.
Há uns oito anos mais ou menos promoveu-se, na escola estadual onde lecionei por um ano, uma gincana cultural. Esta envolvia todos os componentes curriculares mais os conhecimentos da atualidade. Além disso, criou-se um nome para cada equipe com uma coreografia para apresentá-la. Como era época de setembro,mês da pátria e os alunos envolviam-se mais em momentos patrióticos, a turma à qual eu pertencia como regente apresentou(todos vestindo azul, verde, amarelo e branco) uma dança que, ao se misturarem, formavam a bandeira do Brasil. O nome era www.equibrasil.com.br. Foi uma atividade marcante em minha carreira como professora, principalmente por se tratar de uma escola carente. Os alunos brilharam. Foi muito bom participar de algo cultural que envolvesse a aprendizagem do ano letivo dessa forma.
Postar um comentário